Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Lembretes importantes

A inscrição para os vestibulares que estão se encerrando:
# ITA e UEL (15 de setembro)
#UFPR (16 de setembro)
#UNICAMP (23 de setembro)
Estão iniciando:
#Acafe e Udesc (12 de setembro)
#UEMG (19 de setembro)

E por hoje é só.

Vamos sestiar?

Estudos comprovam, que dormir à tarde faz bem para a nossa mente, pois serve para arejar a mente e melhorar a capacidade de aprendizagem.
"O sono não só cura o mal-estar do cansaço prolongado mas, em nível neurocognitivo, leva além de onde a pessoa estava antes de tirar a sesta", explica Mattew Walker, professor de psicologia da Universidade Californiana de Berkeley.
Os estudiosos do sono lembram que a humanidade já dormiu mais, até a invenção da lâmpada, no século dezenove se dormia em média de 9 a 10 horas por dia, hoje a média está em 6, 7 horas. Estamos adoecendo também por isso. “Aumento de peso, maior risco cardiovascular, existe uma tendência maior a ter diabetes, mais açúcar no sangue, que por sua vez altera o metabolismo e favorece mais ganho de peso. Quem dorme menos acaba vivendo menos”, afirma Dalva Poyares.
Então assim, se seus pais acham que você está enrolando para não estudar, mostre para eles que é mentira. E se você acha que dormir à tarde é "coisa de velho", você está muito enganado.

Cara ou coroa

Como este ano fazem 10 anos do atentado ao World Trade Center, e os vestibulares adoram testar o nosso conhecimento sobre atualidades, conclui que não podia deixar este dia passar em branco.
Mas o meu objetivo com este post, não é fazer vocês lerem tudo o que já estão cansados de ver nos meios de comunicação, então primeiro escreverei um resumo, e após isso, informarei o que quase ninguém viu, ou não se importou.
Foi no dia 11 de setembro de 2001, às 9:03 da manhã que aconteceu tal ataque.
Grupos terroristas, liderados por Osama Bin Laden (partiu desta para uma pior, haha'), sequestram aviões e jogam contra o World Trade Center, Pentágono e um outro na Pensilvânia.
Assim muitas pessoas morreram, blá-blá-blá.
O que não sabemos foi que EUA, se deu "muito bem" com este atentado. Claro sofreu um pouco por perder o seu símbolo nacional, mas foi com esse massacre que ganharam muito dinheiro fazendo filmes sobre o atentado.


Outro assunto que desconhecemos é o que aconteceu com o senhor ex-vice presidente, Dick Cheney. Para os que estão por fora: o e senhor Dick foi o responsável pela polêmica que envolveu um agente da C.I.A., que teve sua identidade revelada. Dick, foi condenado a prisão, e pagamento de indenização. Mas um amigo seu, senhor George Bush, usou da sua autoridade para libertá-lo.
Por isso, antes de tomarem conclusões precipitadas, quanto a 'inoscência' dos EUA, procure informar-se, pois tenham certeza que nem tudo é cara ou coroa.

sábado, 10 de setembro de 2011

Jogos para vestibulandos

Estava vasculhando um pouco alguns sites (google, haha') e encontrei este jogo muito legal.
Tipo ele é assim: você ( o jogador) é um astronauta que vai viajando de planeta a planeta, e em cada um ele responde uma pergunta que já CAIU NO ENEM.
Então, resumindo, ele é um jogo para todos aqueles que estão praticamente se matando de estudar, e na hora de relaxar, vão e jogam este jogo, e ainda continuam a estudar ( sem peso na consciência haha').
Se achou interessante é só apertar aqui.
Particularmente, eu amei. Então fica a dica, e bons estudos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim...

Como estamos, durante estas semanas comemorando a semana da nossa pátria tão querida, na qual sentimos orgulho, relembro a vocês, certo ato feito por um caro senhor em Brasília.....

Sete anos após a morte de um dos nossos maiores presidentes da história do nosso Brasil, Getúlio Vargas, e sete meses após a sua posse, Jânio Quadros, renuncia ao poder com meras sete linhas:
"Ao Congresso Nacional.
Nesta data, e por êste instrumento, deixando com o Ministro da Justiça, as razões de meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República.
Brasília, 25/08/61
Jânio Quadros"
Assim com esta carta, o nosso representante, senhor com tamanha responsabilidade, joga ao vento o "trono brasileiro". E a partir deste dia, começamos a perceber que o tal Brasil civilizado de JK, estava longe de ser alcançado.

Por isso e por outros motivos, não aqui mencionados, que peço a vocês, que antes de cantarem o hino brasileiro e colocarem a mão no peito, que procurem saber a história deste "Brasil livre", e tenho certeza que perceberão que não são de hoje as fraudes no sistema, não é de hoje que a Dilma esta querendo aumentar/criar mais impostos, que não é de hoje que membros jurídicos e outros profissionais estão pedindo aumento.
Peço que você façam isso, não apenas para quando acontecerem as eleições vocês serem cidadãos conscientes e certos do que fazem, mas também para vocês terem a certeza que o nosso dever como membro ativo, participativo e 'cobrador' da sociedade esta comprido.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Idade Média

Ocidente
Oriente
·         Sofreu invasão bárbara muito intensa;
·         Economia: feudalismo (ruralização);
·         Poder político cai, primeiro aos bárbaros e depois ao senhor feudal;
·         A igreja controla artes e ciências, assim sendo estas diminuídas (“idade das trevas”).
·         Sofreu uma invasão bárbara menos significativa;
·         Economia: comércio intenso;

·         Poder político centrado no Império Bizantino;

·         Intensa atividade cultural e científica.



Idade Média Oriental (V-XV)

Império Bizantino (Império Romano do Oriente):

Formou-se a partir de Constantinopla, contendo a expansão muçulmana e preservando a cultura clássica. Nos primeiros séculos foi os costumes romanos que prevaleceram, depois veio o grego.
Na política destaca-se os cesaropatismo, onde o imperador comanda o poder temporal e espiritual.
Imperadores:
#Justiniano (527-565): reconquista das terras dos bárbaros. Foi ele que fez a compiliação do direito romano, o Código de Justiniano, ou Corpus Juris Civillis. Ele construiu a Catedral Santa Sofia, com mosaicos e abóbodas. Ele uniu as religiões cristã, helênica e oriental.
Religião: Cristianismo prevalece.
Em 455, veio o primeiro papa, o Leão I. Com isso os patriarcas perdem poder e tentam subornar a igreja, o que provoca desavenças.
Ocorrem as heresias (interpretação discordantes da igreja), como a iconoclastia (destruição de ícones contra as determinações de Roma) e o monofisismo (nega a natureza de Cristo).
Em 1054 ocorre a Cisma do Oriente, onde divide a igreja em Ortodoxa e Católica Apostólica Romana.
Revolta de Nika: Como Justiniano era um imperador muito luxuoso, ele aumentou os impostos. Então explode a revolta de Nika, que só acaba após Justiniano enviar tropas para acabar com a revolta, morrendo 30 mil pessoas.
Aqueda do Império: Em 565, Justiniano morre, gerando crise econômica, administrativa e religiosa. Somada com a pressão bárbara, turca e árabe, e ainda com a pilhagem de Constantinopla pela Cruzada Comercial, o império cai nas mãos dos turcos em 1453.

Império Islâmico:
Os árabes se organizavam como tribos nômades no deserto (beduínos).
Período Pré-Maomé: Templo Caaba foi construído em Meca, para os deuses da religião politeísta.
Em 570, Maomé nasce, e é ele que implanta o monoteísmo nesta região, com culto ao Deus Alá.
Maomé é expulso. Ele foge para Yatreb (Medina – a cidade do profeta), em um episódio conhecido como Hégira (622).
Guerra Santa: Maomé difunde a religião muçulmana. Unifica várias tribos, e forma um Império Teocrático Militar.
Em 632, Maomé morre. Califas assumem o “poder”.
#Omíadas (661-750):
Em 711 avançam para o Ocidente (conquistando fiéis na África e Península Ibérica) e para o Oriente (conquistando fiéis no Paquistão e Afeganistão).
Em 732, aconteceu a Batalha de Poitiers (Europa X Muçulmanos): Europeus vencem, impedindo maior expansão.
#Abássidas (756-1528):
Surgem os califados independentes (espécie de ‘Estado’), que logo levaram crise ao Império Islâmico. Surgem os:
*Sunítas: mais liberais. Por eles Maomé podia ser substituído por qualquer um.
*Xiitas: extremistas, a sucessão deveria ser de um parente próximo de Maomé.
Religião: mistura de judeus + persas + pagãos + cristão.
Todos tinham 5 obrigações:
*Aceitar somente Alá e o profeta Maomé;
*Orar cinco vezes ao dia, voltado para a cidade de Meca;
*Fazer caridade;
*Jejuar no mês de Ramadã;
*Peregrinar para Meca.
Hoje em dia existem (ainda) grupos muito radicais, chamados Hezbollah.
Cultura Árabe: Formado por diversos povos; Eles traduziram obras clássicas; Influenciaram os europeus, como por exemplo, técnicas de navegação; Literatura: “As mil e uma noites”; Ciências: bem desenvolvidos na astronomia, matemática e química; Medicina: médico Avicena (um dos mais famosos) escreveu uma enciclopédia; Escultura e Pintura foram pouco desenvolvidas, devido a proibição da reprodução de seres naturais.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tema de casa

Viu gente, assim, como eu não vou conseguir atualizar o blog todos os dias, eu gostaria que vocês me mandassem dicas para post... aqui nos comentários mesmo... ou pode ser por e-mail: marialuisa.reichert@gmail.com
Por favor, me ajudem.
beeijos ;D

Como se organizar nos estudos?

Bem, vestibulando... Aqui vai uma dica para você... Seja atualizado (grande novidade)
Mas calma, eu sei, você não tem nem tempo de comer direito. OK, eu também não tenho. Mas é sempre bom estar atualizado, ler jornais, revistas, blogs, sites... Enfim, deve estar informado sobre o que acontece ao seu redor.
Sim, é difícil conciliar horários. Mas é assim, um dia eu sei que passa. E eu vou olhar para trás e vou dizer que valeu sim a pena todo o meu estudo.
Então, um bom modo de organizar os teus estudos, é com tabelas... Elas facilitam muito a tua vida. Assim, tu deves preparar uma tabela com os teus horários.
Aqui tem um exemplo: 
Cronograma de atividade semanal


Mas óh, não se esquece de dar um tempo pra descansar, ler e escrever.

Fernando Pessoa

Bem, o homenageado de hoje, é o grande Fernando Pessoa.
Ótimo poeta e escritor e é considerado, junto com Luís Vaz de Camões, um dos mais importantes poetas de língua portuguesa.
Hoje, é o seu 123º aniversário, e apesar de ter morrido sedo, com 47 anos, ele ficou marcado na história e em nossos corações.
Um de seus grandes legados que deixou, foi Autopsicografia e Mar Português, onde neste último coloca a sua frase mais famosa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Outra frase que gostaria de ressaltar, na qual achei muito interessante:
"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar".

domingo, 12 de junho de 2011

Livros: A chave de Michelangelo

De S. U. Amorim. Um livro ventura e muito mistério. Conta a história de Mellina Becker, uma estudante de teologia, que une-se a uma lady inglesa e a um padre anglicano. Juntos, enquanto percorrem alguns dos locais mais fascinantes do planeta, eles tentam impedir que uma milenar sociedade secreta consiga realizar um plano terrível.

Livros: A menina que roubava livros

De Markus Zusak. É um livro muito bom, onde você se envolve na história e não consegue mais parar de ler. A Alemanha nazista. Uma menina com um irmão morto. Um livro preto com letras prateadas. Neve. Dois pais de criação. A mulher com punhos de ferro. O enrolador de cigarros. Um judeu escondido no porão. Palavras… …e bombas.

Livros: Os três mosqueteiros

Os três mosqueteiros. De Alexandre Dumas. Bem quem ainda não leu este clássico, tá na hora. Como todos já sabem, conta a história dos três mosqueteiros (Athos, Porthos e Aramis) e seu amigo D'Artagnan (que na verdade é o principal, e por ele ser o principal eu não entendi o nome do livro 'os três mosqueteiros', pois D'Artagnan também é um mosqueteiro). Mas apesar desses detalhes o livro é ótimo

Livros: Mitologia

Percy Jackson & Os olimpianos (coleção completa). De Rick Riordan. Ele retrata a história de Percy, um semideus  filho de Poseidon, deus do mar, terremotos, e cavalos. Junto com seus amigos Annabeth (filha de Atena) e Grover (sátiro). No decorrer dos cinco volumes, os três com ajuda de outros meio-sangues, enfrentam os titãs, que querem dominar o Olimpo novamente, com Cronos no poder. O livro é perfeito para quem gosta ou quer aprender sobre a mitologia grega.
OBS: Olha gente, fiquei sabendo que o Rick vai lançar "O herói perdido" ainda dessa série, mas a junção de todos os personagens. Se alguém souber mais alguma coisa, comenta


As crônicas dos Kane. De Rick Riordan. A coleção não esta completa, o primeiro foi lançado a recém no início do ano, e o segundo chegou no Brasil agora em maio, e ainda não o tenho. Conta a história de dois irmãos, que no primeiro livro, serviram de "capacho" dos deuses (os deuses moraram dentro deles). Então eles devem enfrentar outro deus, sem nenhum treinamento ou coisa do tipo. A história em si é muito divertida, e você ainda aprende sobre a mitologia Egípcia.


Se alguém souber de algum próximo lançamento dele, me avisa, please

Redação: quatro passos

Bem, pra quem presta qualquer vestibular, é necessário fazer uma redação. Então separei para vocês quatro dicas importantes para começar uma redação.
1) Leia a proposta dada  e compreenda o tema. Faça perguntas a si mesmo do tipo: Qual é o tipo de proposta? Tenho que usar a primeira pessoa do singular ou do plural? É um texto polêmico? Subjetivo? Que aborda problemas Sociais? Afirmativo?
2)Defina a tese;
3)Faça uma lista de vocabulário que você usará no texto. Escreva apenas palavras que vêm à mente relacionadas ao tema proposto (faça isso por mais ou menos 1 minuto);
4)Pense em exemplos de como comprovar a sua tese e selecione os dois mais fortes, na sua opinião.

Filmes do Romantismo e do Realismo

Romantismo:
Inocência, de Walter Lima Jr., Brasil, 1983. Esse filme, tem praticamente 20 anos, mas mesmo assim continua sendo um clássico literário. É a adaptação do livro considerado o melhor no romance regionalista, escrito por Visconde de Taunay, sendo passado no sertão do Mato Grosso. Ele retrata os moradores do campo, com os seus costumes e valores, onde o soberano é o pai da família, que aqui ele retrata como homem rude e ignorante.


O Guarani, de Norma Bengell, Brasil, 1996 - Apesar de ser um pouco antigo, é muito bom. Ele conta a história de Peri, índio dedicado a sua senhora, Cecília. O filme é perfeito para quem estiver estudando o romance indianista. Só pra conta, o filme é a adaptação do livro "O Guarani" de José de Alencar.


Realismo:
Memórias Póstumas, de André Klotzel, Brasil, 2001 - Adaptação do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. É o livro mais famoso dele, juntamente com "Dom Casmurro". Relata a história do sr. Brás Cubas, que logo no início se descreve como "defunto autor".

Filmes: Romanos e Cruzadas

Gladiador, de Ridley Scott, EUA, 2000. 
Esse filme é passado na Roma Antiga.
Conta a história de Maximus, um general romano, vítima dos ciúmes do filho do imperador, que manda matar sua família. Maximus então, decide vingar-se.


Cruzada, de Ridley Scott, EUA, 2005. Um dos melhores filmes que já vi, se não for O melhor. Com certeza o filme que mais demorou e deu trabalho para fazer, com o cenário impecável.
Esse filme é passado na Baixa Idade Média.
Relata a história de um ferreiro francês, que é convocado para as cruzadas, contra a sua vontade, após a morte de sua mulher. Chegando em Jerusalém, ele se apaixona pela irmã do rei.

Civilizações Pré-Colombianas

Então, apesar de ser domingo, e ser dia dos namorados, ainda assim é preciso estudar. Assim... lá vai mais um dos meus resumos.


Introdução
Após a chegada dos Europeus, novas pessoas, chegaram e a América. No geral, buscavam metais preciosos, para levar de volta, aos colonizadores. Também buscavam o comércio que apesar de desigual existia (entre a colônia e a metrópole). A colônia saia no prejuízo, assim a metrópole detinha o monopólio do comércio, estabelecido no pacto colonial.
Desse modo, através da exploração da América dentro dos princípios mercantilistas, o Estado Absolutista e a burguesia da metrópole, fortaleceram-se a partir do século XVI (Antigo Sistema Colonial)
Civilizações pré-colombianas

Império Inca

Sua capital era em Cuzco, onde era governada por um imperador (Sapa Inca) em uma monarquia teocrática (ele era um deus). Economia baseada no milho, batata e tabaco. A lhana era usada como animal de carga. Na agricultura, construíram aquedutos e canais de irrigação e ainda terraços nas montanhas. Na sociedade predominava a hierarquia, dividida em: sacerdotes, nobres, camponeses e imperador.
Existiam também, as aldeias: ayllus, chefiadas pelos curacas. Ali os camponeses trabalhavam e pagavam tributos (servidão coletiva) para o Estado.
Religião: adoravam as forças naturais, como o Sol. Deus criador: Viracocha.
Grande cidade Machu Pichu (Peru). Criaram um tipo de número – Quipo – mas não desenvolveram escrita. Foram grandes astrônomos. OBS: EUROPEUS TRAZEM MUITAS DOENÇAS.
Logo que os espanhóis chegaram foram confundidos com deuses, que estavam mostrando a sua fúria e seu poder.


Império Asteca

Localizado principalmente no México, dominaram vários povos, formando uma grande confederação, onde os povos dominados pagavam tributos periodicamente. Essa confederação era governada por uma monarca, que comandava também o exército com poderes absolutos (tlatoani). Na economia destaca-se o cacau, baunilha, feijão e milho. Para isso eles criaram as chinampas (ilhas flutuantes). O comércio era muito desenvolvido. O cacau era a sua moeda de compra e venda. As aldeias eram chamadas de calpulli e chefiadas pelo calpuleque, onde se realizava a produção agrícola através da servidão coletiva. Na sociedade havia grande número de escravos (obtidos através da guerra ou dívidas). Ali a educação era muito importante, atingindo quase todas as crianças. Os mais ricos estudavam no calmecac (templos), e os outros nos telpochcalli (os colégios). Eram politeístas, na religião. Os sacrifícios humanos eram frequentes. Criaram pirâmides em degraus, e criaram calendários. Possuíam duas escritas: a pictográfica e a hieroglífica.
Logo que os espanhóis chegaram (Hermán Cortez) foram recebidos como deuses. Logo após, Cortez aprisionou o imperador. Após Cortez ir embora, Pedro Alvarado, matou 6 mil Astecas que iam contra os antigos rituais. Cortez foge. Tempos após Cortez voltou com 80 mil índios aliados. A cidade foi dominada pelos espanhóis.



Maias
Desenvolveram-se na península de Yucatã (atual México, Guatemala e Belize). Não tiveram um imperador, com poder centralizado, mas se organizavam em cidades-Estado independentes (ex: Paleque), chefiada por um líder político religioso (halach uinic). A terra pertencia ao governo e cultivada coletivamente pelos aldeões. O comércio ocorria entre povos vizinhos. Eram politeístas, e construíram vários templos e santuários (ex: pirâmide com degraus encimadas). Desenvolveram a matemática, um calendário sagrado e outro civil. Sua escrita era feita com caracteres hieroglíficos, ainda não totalmente codificados.
Quando os espanhóis chegaram, as cidades-Estado Maias estavam abandonadas e o povo disperso.






OBS: se alguém souber mais alguma coisa sobre esses três povos, e achar relevante, deixa um comentário, por favor 

sábado, 11 de junho de 2011

Civilizações da antiga Mesopotâmia, Egito e ainda Hebreus, Fenícios e Persas

Bem, aqui vai um resumo que eu fiz para estudar (não esqueçamos a importância de fazer resumos, para memorizar e revisar o conteúdo visto). Este é o primeiro. No decorrer do blog irei postar mais resumos de minha autoria, assim como simulados, questões de vestibulares e ENEM.


Mesopotâmia
Vários povos se fixaram lá, pelo fato de estar próximo dos rios Tigre e Eufrates. Entre eles os babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios, que por lá ficaram, pois o rio trazia água, meio de transporte e fertilizava a terra. Na política, usavam a centralização de poder, onde imperador ou rei comandava tudo, unindo política e religião. A5 economia era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas. Eram politeístas e adoravam os astros e as forças naturais (antropomórfica). Desenvolveram os zigurates com formato de pirâmides onde serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos. Na sociedade os nobres, sacerdotes e guerreiros dominavam o resto da população.
Sumérios
Construíram canais de irrigação, barragens e diques, destacando-se por “dominar” o rio. Desenvolveram a escrita cuneiforme (4000 a.C). Eram politeístas onde as divindades eram ligadas a natureza e aos sentimentos. Organizada em cidades-Estados. Cidades importantes: Ur, Uruk, Nipur, Lagash e Eridu. Organizados em cidades-Estado, governadas pelo patesi. Até que foram dominados em 2500 a.C pelos Acádios.
Acádios
Responsável pela unificação da Mesopotâmia, sob reinado de Sargão I. Até que em 2100 a.C foram dominados pelos amoritas.
Amoritas ou Primeiro Império Babilônico (1900 a.C)
Construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis pelo Código de Hamurábi/ Lei de Talião (“ olho por olho, dente por dente "), onde este imperador a desenvolveu para controlar a sociedade. Expandiu muito os seus territórios. Excelentes na astronomia desenvolveram um calendário, para marcar as cheias do rio.
Assírios (1300 a.C)
Habitava as margens do rio Tigre, sobrevivendo da caça e da agricultura. Formaram o primeiro exército organizado, formando um grande império, dominando Armênia, Síria, Palestina e Egito. Eram muito bons nas batalhas e dominavam muito bem os veículos terrestres. Sob o reinado de Assurbanipal desenvolveu a biblioteca de Nínive. Até que em 612 a.C. foram dominados pelos Caldeus, e a biblioteca foi devastada.
Caldeus: Segundo Império Babilônico ou Neobabilônico
Um grande imperador de destaque foi Nabucodonosor, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia (que fez para satisfazer sua esposa) e a Torre de Babel (zigurate). Sob seu comando, os babilônios chegaram a conquistar o povo da Palestina (escravizando os Hebreus)  e Egito. Mas após a sua morte não conseguiram manter a unidade e foram conquistados pelos Persas.
Egito
Conhecido antigamente como Crescente Fértil. Localizado as Margens do rio Nilo, onde após uma enchente, as terras tornavam-se mais férteis, tornando assim a sua economia baseada na agricultura irrigada.
Sociedade: Teocrática (faraó comanda a religião). Dividida em Faraó,  Sacerdotes, Escribas e Funcionários                           públicos, Militares, Comerciantes e Artesãos, Camponeses e Escravos.

Religião:
Politeísta e Antropozoomórfica (parte humana, parte animal). Utilização da mumificação (que após ajudou no desenvolvimento da medicina) e crença na imortalidade da alma

Cultura:
Destaca-se a arquitetura e engenharia, o calendário solar, a pintura, anatomia e medicina e a escrita (hieróglifa: sagrada; hierática: simples. Champollion codificou a escrita hieróglifa da Pedra Roseta)
Período Pré-Dinático:
Era dividido em nomos, liderados por nomarcas. Até que por causa da agricultura irrigada os 42 nomos juntaram-se formando o Alto Egito (Terra do sul) e o Baixo Egito (Terra do Norte). Até que em 3200 a.C foi ocorreu a unificação feita por Menés, sendo agora liderados pelo faraó.
Período Dinástico:
Antigo Império (3200-2052 a.C): Capital em Mênfis. É lembrado pelas obras de irrigação, desenvolvimento da agricultura e construção de pirâmides. Sua decadência deu-se pelas revoltas dos nomarcas.
Médio Império (2052-1539 a.C): Os nomarcas foram subjugados, voltando o poder centralizado no faraó com a capital em Tebas. Marcado pela expansão territorial e início do desenvolvimento comercial entre outros povos. Até que os Hebreus (pacificamente) e os Hicsos (violentamente) dominam o Egito.
Novo Império (1539-525 a.C): Foi o resultado da união dos Egípcios contra os hicsos. Sob liderança de Amósis I expulsaram os invasores. Assim como outros povos que por lá estavam, como os hebreus. Amenófis IV tentou implantar o monoteísmo. Com o objetivo de diminuir o poder dos sacerdotes, que ameaçavam o poder centralizado. Tentou implantar o culto ao deus Aton, assim ele passou a se chamar de Akenaton. Mas após a sua morte o monoteísmo ruiu. Mas o faraó Tutankhamon restaurou os templos do politeísmo.
 Então Ramsés II começou a expandir seus territórios. Após a sua morte ocorreu disputas entre nobres e o faraó, assim dividindoo Egito em dois reinos, agora sendo presa fácil para os assírios, que dominaram a região. Em um novo movimento Renascimento de Saíta o Egito expulsa os invasores. Mas logo foi derrotado na batalha de Pelusa (Persas) e depois passando entre vários outros povos.

Hebreus
A moral e a ética, serviram de base para o judaísmo e o cristianismo. Organizados em Clãs patriarcais seminômades. Formou-se em 2000 a.C. Principal fonte de pesquisa: Torá (cinco primeiros antigos testamentos da bíblia). Acreditavam que era o povo eleito por Iaweh. Seguiam a frase: “crescei e multiplicai-vos”.
O Patriarcado
Certo dia este povo que estava em Ur (suméria) partiram para a Palestina, governados por Abraão. Chegando lá dividiram o território em 12 tribos. Neste tempo os cananeus dominavam. Até que certa vez uma grande seca os atingiu partindo assim para o Egito, onde os hicsos dominavam. Após o povo do Egito expulsar os hicsos, escravizaram os hebreus. Tempos depois ele fugiram, no chamado Êxodo, onde foram conduzidos por Moisés, onde ele no Monte Sinai recebe o decálogo (10 mandamentos) e após 40 anos chegam a Palestina.
O juizado
Dividiram-se em Jéricos,designaram juízes (guerreiros mais notórios) para governar o povo na luta contra Cananeus e Filisteus.
A monarquia
Saul unificou as tribos em um reino. Davi conquistou um exército permanente e uma burocracia administrativa. Ele destrói Golias e consolida o reino hebreu. Mas foi Salomão que desenvolveu o comércio, cobraram-se tributos e foi construído templo de Jerusalém, dedicado a Javé. Mas para manter tudo cobrou muito imposto gerando revoltas internas, e após a sua morte a divisão do reino em Israel e Judá (Cisma hebraico). Israel logo foi conquistado pelos assírios e Judá por Nabucodonosor, que os levou para a babilônia como escravos (Cativeiro da Babilônia). Fenícios dominam a babilônia e os libertam, voltando para a palestina e sendo dominados pelos persas, macedônios e romanos, assim estes últimos destruíram o templo de Jerusalém e os expulsaram da Palestina (Diáspora Hebraica). Até que em 1948 a ONU criou o Estado de Israel na Palestina. Essa volta à Palestina que já havia sido estimulada com a Declaração Balfour, é chamada de Sionismo. Mas apesar disso, os já lá habitavam, não gostaram e até hoje existem conflitos. Hoje com o apoio total do EUA, Israel é um dos países militarizados do Oriente Médio, com grande proteção do muro da Cisjordânia.

Fenícios
Localizava-se nos atuais Líbano e Síria. Praticavam inicialmente a agricultura, mas como a sua localização era próxima as montanhas, com vegetação típica de cedro, não deu muito certo então partiram para o escambo (trocas de mercadorias). Caracterizado pelo grande desenvolvimento naval e controle marítimo do mediterrâneo, moeda única e assim conseguiram expandir seus territórios. Cada cidade era um Estado Independente, onde predominava a talassocracia (quem chefiava era os comerciantes navegadores), governada pelo sufeta e organizada como uma monarquia ou plutocrática (quem mandava eram os ricos). Enfrentou Roma nas Guerras Púnicas (mas perderam). A necessidade de comunicação entre os povos no qual comercializava, levou os fenícios a desenvolver uma escrita própria. Religião violenta com sacrifícios humanos.

Persas
Localizado no atual Irã, onde inicialmente, 2000 a.C, eram dominados pelos Medos, até que em 550 a.C o príncipe Ciro conquistou o Reino da Média, unificando-o como Pérsia, e aumentando cada vez mais seus territórios. Dominou a Babilônia (libertou os judeus), Fenícia, Síria e Palestina. Cambieses deu continuidade à expansão conquistando o Egito na Batalha de Pelusa. O seu sucessor foi Dario, que dividiu o império em Satrapias, governadas pelos sátrapas que pagavam impostos de acordo com a sua riqueza. Para cuidar de cada Satrapia ele confiou em seus melhores funcionários para serem “os olhos e os ouvidos do Rei”. O sistema de impostos foi unificado com a moeda única o Dárico. Ele ainda criou um sistema de correios ligando as cidades. Ele e seu filho tentaram conquistar Grécia, nas chamadas Guerras Greco-Pérsicas (Guerras Médicas), isso enfraqueceu o Império, permitindo, em 330 a.C o seu desaparecimento, dominados por Alexandre, o Grande da Macedônia.

Aula online

Bem, eu sei que tem bastante gente que estuda sozinho (assim como eu), e sei também que existe muita gente com problemas com os seu professores, dificuldades nas matérias ou simplesmente precisa estudar um pouco a mais ou revisar.
Assim, procurei por aí, muitos sites de cursinhos online, achei esse aqui, acho que ainda esta em construção, ou então foi abandonado pela metade, mas o conteúdo nele expresso é muito bom.

Outro que encontrei foi o Pré Vestibular Online, um blog feito através de vídeo aulas. O conteúdo é muito organizado, dividido em níveis, onde você pode fazer o download das aulas. No final de cada nível há os simulados, onde você mede quanto aprendeu. Ainda por cima você pode tirar suas dúvidas no plantão de dúvidas. 
Então, boa sorte para todos. E bom estudo. Divirtam-se.


Se alguém souber de mais algum cursinho online, é só deixa um comentário aqui em baixo.

As mudanças

Já percebemos que os caras esse ano deram pra complicar a vida de muitos vestibulandos. Como por exemplo o PEIES (UFSM), que mudaram a data de 5, 6 e 7 de janeiro para 12,13 e 14 de dezembro. E ainda mudaram a lista de leituras mínimas obrigatórias. Para mais informações é só clicar aqui.
Apesar de terem mudado as datas, não significa que você deve deixar de estudar. Significa que deve dar mais gás agora, para depois ir para casa feliz da vida. Mas sem ficar neurótico OK?

Apresentação

Oi gente.
Vamos nos apresentar. Eu sou a Maria. Pronto, já nos conhecemos.
Bem, vim aqui só pra ajudar a vocês vestibulandos (e a mim também, é claro), que querem e dependem totalmente em passar no vestibular. Aqui vocês vão encontram dicas e ajudas para estudarem.
Então... Até breve.