Romantismo:
Inocência, de Walter Lima Jr., Brasil, 1983. Esse filme, tem praticamente 20 anos, mas mesmo assim continua sendo um clássico literário. É a adaptação do livro considerado o melhor no romance regionalista, escrito por Visconde de Taunay, sendo passado no sertão do Mato Grosso. Ele retrata os moradores do campo, com os seus costumes e valores, onde o soberano é o pai da família, que aqui ele retrata como homem rude e ignorante.
O Guarani, de Norma Bengell, Brasil, 1996 - Apesar de ser um pouco antigo, é muito bom. Ele conta a história de Peri, índio dedicado a sua senhora, Cecília. O filme é perfeito para quem estiver estudando o romance indianista. Só pra conta, o filme é a adaptação do livro "O Guarani" de José de Alencar.
Realismo:
Memórias Póstumas, de André Klotzel, Brasil, 2001 - Adaptação do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. É o livro mais famoso dele, juntamente com "Dom Casmurro". Relata a história do sr. Brás Cubas, que logo no início se descreve como "defunto autor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário